Empresas no Brasil adotam automação do local de trabalho e capacitam funcionários

O relatório ISG Provider Lens™ mostra que as empresas brasileiras procuram melhorar a experiência do colaborador por meio de ferramentas digitais

SÃO PAULO, Brazil, Jan. 16, 2020 (GLOBE NEWSWIRE) -- As empresas no Brasil estão buscando automatizar totalmente seus locais de trabalho digitais e procuram fornecedores para ajudá-los a capacitar os empregados através de auto-suporte, de acordo com o novo relatório publicado hoje pela Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma das principais empresas globais de pesquisa e tecnologia e de consultoria.

O relatório ISG Provider LensDigital Workplace of the Future 2019-2020 para o Brasil identifica que as empresas no Brasil estão focadas em melhorar a experiência do usuário com ferramentas digitais no local de trabalho. As empresas estão adotando a automação, mas também querem melhorar a produtividade, permitindo uma melhor colaboração e descobrindo novas maneiras de trabalhar.

O foco das empresas brasileiras em melhorar a experiência dos funcionários está levando à adoção de automação e inteligência artificial, diz o relatório. Tarefas sequenciais e repetitivas geralmente podem ser automatizadas, liberando o tempo dos funcionários para trabalhar em projetos colaborativos de mais alto nível.

A automação, no entanto, deve priorizar as necessidades dos funcionários, diz o relatório. "Embora a automação possa melhorar a experiência do usuário, um ambiente sem complicações para os funcionários é essencial, não um diferencial", disse Jan Erik Aase, diretor e líder global da ISG Provider Lens Research. "Quando a automação é executada corretamente, o trabalho passa de tarefas repetitivas para a tomada de decisões inteligentes, pensamento criativo, resolução de problemas e melhoria da experiência do cliente".

O relatório vê um uso crescente de metodologias de design thinking em empresas brasileiras que envolvem funcionários e levam em consideração suas necessidades ao propor mudanças como layouts de escritórios, hierarquias organizacionais e descrições de cargos.

Além disso, muitas empresas no Brasil estão usando serviços gerenciados no local de trabalho para melhorar a experiência e a produtividade dos funcionários, diz o relatório. Porém, poucos provedores de serviços têm uma plataforma de serviço completa para atender às expectativas dos funcionários de uma experiência perfeita ao usar aplicativos e serviços de desktop e smartphone.

As empresas também estão interessadas em avaliar melhor a experiência do usuário, diz o relatório. Sensores, eventos e aplicativos geram dados que podem ser marcados por ferramentas de aprendizado de máquina enquanto alimentam os painéis de gerenciamento. E-mails, conversas por bate-papo e outros dados podem alimentar a análise de sentimentos com inteligência artificial, que pode ajudar os executivos a avaliar a satisfação dos funcionários.

O relatório também observa um interesse crescente em serviços de mobilidade gerenciada entre as empresas no Brasil. A ISG espera que as crescentes ameaças de segurança, violações de dados e regulamentos de privacidade impulsionem o crescimento dos serviços de mobilidade gerenciados, observa o relatório.

O relatório ISG Provider LensDigital Workplace of the Future 2019-2020 para o Brasil avalia as capacitações de 22 provedores de serviços em quatro quadrantes: Digital Workplace Consulting Services, Managed Services – Workplace Support, Managed Services – Mobility Support, e Managed Services – Workplace and Mobility for the Midmarket.

O relatório elege IBM e Stefanini como líderes nos quatro quadrantes. Accenture, Atos, DXC Technology, Unisys e Wipro são líderes em dois quadrantes, enquanto HCL, Santo Digital, Sonda e TIVIT são líderes em um.

Uma versão customizada desse relatório é cortesia nos links da Stefanini e Unisys.

O relatório ISG Provider LensDigital Workplace of the Future 2019-2020 para o Brasil está disponível para os assinantes do ISG Insights™ ou podem ser adquiridos nesta webpage.

Sobre a ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes da ISG Provider Lens™ é a única avaliação de fornecedores do gênero a combinar pesquisas empíricas, baseadas em dados e análises de mercado, com a experiência prática e observações da equipe global da ISG. As empresas encontrarão uma riqueza de dados e análises detalhadas de mercado para orientar a seleção de parceiros de outsourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos da ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que atendem os mercados Global, Europa, América Latina e região Nórdica da Europa, além dos países EUA, Alemanha, Reino Unido e Brasil, com novos mercados a serem adicionados no futuro. Para mais informações sobre a pesquisa ISG Provider LensTM, visite esta webpage.

A série complementa os relatórios ISG Provider Lens Archetype, que oferecem uma avaliação inédita de fornecedores na perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre a ISG

A ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III), é uma empresa líder de pesquisa de tecnologia e consultoria global. Sendo uma parceira de negócios confiável de mais de 700 clientes, incluindo 70 das 100 principais empresas do mundo, a ISG está comprometida em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançarem excelência operacional e crescimento mais rápido. A firma é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, análise dados e nuvem, consultoria de terceirização, serviços gerenciados de governança e de riscos, serviços de operação de redes, estratégia e projeto de operações, gestão de mudanças, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologias. Fundada em 2006 e sediada em Stamford, Connecticut, a ISG emprega mais de 1.300 profissionais prontos para a era digital e opera em mais de 20 países - uma equipe global reconhecida por seu pensamento inovador, influência no mercado, profunda especialização setorial e em tecnologia e capacidade analíticas e de pesquisa de classe mundial baseada na mais abrangente base de dados do mercado. Para mais informações visite www.isg-one.com.

Press Contacts:

Will Thoretz, ISG

+1 203 517 3119

will.thoretz@isg-one.com

Jim Baptiste, Matter Communications for ISG

+1 978 518 4527

jbaptiste@matternow.com