O Grupo Helsinn concede direitos exclusivos de licenciamento à Menarini para o pracinostat

PR Newswire

LUGANO, Suíça e FLORENÇA, Itália, 21 de dezembro de 2018

LUGANO, Suíça e FLORENÇA, Itália, 21 de dezembro de 2018 /PRNewswire/ --

  • Os direitos de licenciamento são mundiais, exceto para os Estados Unidos, o Canadá, o Japão e a América do Sul

O Helsinn, um grupo farmacêutico suíço que fabrica produtos de qualidade para tratamentos de câncer, e o Menarini, um Grupo biofarmacêutico italiano, presente em 136 países, anunciaram que a Berlin Chemie AG, empresa alemã do Grupo Menarini, recebeu direitos exclusivos de licenciamento para comercializar o pracinostat em todo o mundo (exceto nos EUA, no Canadá, no Japão e na América do Sul).

O pracinostat é um inibidor de histona deacetilase de classes I, II e IV. O composto está atualmente em desenvolvimento, com um ensaio multirregional de fase III, em combinação com a azacitidina, para o tratamento de pacientes adultos com leucemia mieloide aguda (LMA) recém-diagnosticada, que não podem receber quimioterapia de indução intensiva. O pracinostat também está sendo testado em um estudo aberto de fase II, em associação com a azacitidina, para o tratamento de pacientes sem exposição prévia ao medicamento e com síndrome mielodisplásica de alto risco (SMD).

Segundo os termos do contrato, o Grupo Helsinn manterá todos os direitos de desenvolvimento internacional, incluindo as atividades de desenvolvimento clínico e o fornecimento de pracinostat. A Menarini promoverá, distribuirá e comercializará o pracinostat em todos os países dos territórios definidos. O Grupo Helsinn manterá o direito de também promover o pracinostat na província de Xangai, na China, ao lado da Menarini, que terá acesso exclusivo ao restante da China. De acordo com determinadas cláusulas do contrato, a Menarini terá a oportunidade de explorar qualquer possível indicação adicional de oncologia nos mesmos territórios.

Riccardo Braglia, vice-presidente e CEO do Grupo Helsinn, disse: "Estamos satisfeitos por assinar este contrato com a Menarini, concedendo-lhe direitos exclusivos de licenciamento, para promover e vender o pracinostat para tratamento da LMA, cujo prognóstico permanece desanimador para os pacientes que não podem receber quimioterapia de indução intensiva. Acreditamos que este contrato global ajudará a ampliar o alcance de pracinostat para os pacientes que precisam dele. O pracinostat está, atualmente, em desenvolvimento clínico de fase III. À medida que o Grupo Helsinn amplia a sua abrangência para a terapêutica do câncer, estamos satisfeitos por ter uma nova e confiável parceria como a Menarini".

"Encontrar novas terapias contra o câncer e, mais precisamente, contra a leucemia, é um dos objetivos da Menarini, que está investindo solidamente em pesquisa e desenvolvimento, com o objetivo de descobrir novos produtos", disse Lucia e Alberto Giovanni Aleotti, acionistas do Grupo Menarini. "Estamos extremamente satisfeitos com a assinatura deste contrato com o Grupo Helsinn, uma das empresas farmacêuticas reconhecidas na área de produtos para tratamento do câncer".

Sobre o pracinostat

O pracinostat é um inibidor oral de histona deacetilase ("HDAC"), que está em um estudo pivotal de fase III, em combinação com a azacitidina, para o tratamento de adultos com leucemia mieloide aguda ("AML") recentemente diagnosticada, que não podem receber quimioterapia de indução intensiva. Também está sendo avaliado em um estudo de fase II em pacientes com síndrome mielodisplásica de alto risco ("SMD"). A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (Food and Drug Administration, FDA) concedeu a designação de terapia inovadora (Breakthrough Therapy) ao pracinostat, em combinação com a azacitidina, para o tratamento de pacientes com LMA recém-diagnosticada, com =75 anos ou que não possam receber quimioterapia intensiva.

Em 2016, o Grupo Helsinn obteve direitos globais ao pracinostat da MEI Pharma, Inc. sob um contrato de licença, desenvolvimento e comercialização exclusivo, cujos termos não foram alterados pelo contrato de sublicenciamento, que também incluiu o direito do Grupo Helsinn de conceder sublicenças a terceiros.

O pracinostat é um agente sob pesquisa, não estando aprovado para uso comercial nos EUA nem em nenhum outro país.

Sobre o Helsinn Group

O Helsinn é um grupo farmacêutico de propriedade privada, com amplo portfólio de produtos de tratamento oncológico comercializados e vários medicamentos em desenvolvimento. Desde 1976, o Helsinn vem melhorando a vida de pacientes, orientado pelos principais valores familiares de respeito, integridade e qualidade. O Grupo trabalha com produtos farmacêuticos, de biotecnologia, dispositivos médicos e suplementos nutricionais, além de ter experiência em pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos de cuidados terapêuticos e de apoio ao câncer, à dor, inflamação e gastroenterologia. Em 2016, o Grupo Helsinn criou o fundo de investimento Helsinn, para apoiar oportunidades de investimento em estágio inicial, em áreas não atendidas de necessidades dos pacientes. A empresa tem sede em Lugano, na Suíça, com subsidiárias operacionais na Suíça, na Irlanda, nos EUA, em Mônaco e na China, além de ter presença de seus produtos em aproximadamente 190 países.

Para saber mais sobre o Grupo Helsinn, visite o site http://www.helsinn.com.

Sobre o Grupo Menarini e a Berlin-Chemie Menarini

A Berlin-Chemie Menarini é uma empresa do Grupo Menarini, uma empresa farmacêutica italiana, a 13ª na Europa, dentre 5.345 empresas, e a 35ª empresa no mundo, dentre 21.587, com faturamento de mais de 3,6 bilhões de euros e 17.000 funcionários. O Grupo Menarini sempre teve dois objetivos estratégicos: pesquisa e internacionalização, além de forte compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento em oncologia. Como parte desse compromisso com a oncologia, o Grupo Menarini está desenvolvendo quatro novos medicamentos oncológicos sob pesquisa. Dois deles são biológicos, nomeadamente o anticorpo anti-CD157, o MEN1112, e o anticorpo anti-CD205 conjugado com toxina, o MEN1309. Além disso, o Grupo Menarini adicionou recentemente duas pequenas moléculas aos seus produtos em desenvolvimento em oncologia: o inibidor duplo de quinase PIM e FLT3 (MEN1703), e o inibidor de PI3K (MEN1611), em desenvolvimento clínico para o tratamento de inúmeros tumores hematológicos e/ou sólidos. O Grupo Menarini é comercialmente ativo nas mais importantes áreas terapêuticas, com produtos para cardiologia, gastroenterologia, pneumologia, doenças infecciosas, diabetologia, inflamação e analgesia.

Com 16 unidades de produção e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento, o Grupo Menarini tem forte presença na Europa e Ásia, África, América Central e América do Sul. Os produtos do Grupo Menarini estão disponíveis em 136 países.

Para obter mais informações, visite o site http://www.helsinn.com e siga-nos no TwitterLinkedIn e Vimeo.

(Logo: https://mma.prnewswire.com/media/652491/MENARINI_Group_Logo.jpg)

(Logo: https://mma.prnewswire.com/media/801686/Helsinn_Logo.jpg)

FONTE Menarini I.F.R.