Teste para COVID-19 da Seegene com recurso de coleta de amostra de saliva agora disponível na Europa

PR Newswire

SEOUL, Coreia do Sul, 14 de janeiro de 2021

SEOUL, Coreia do Sul, 14 de janeiro de 2021 /PRNewswire/ -- A empresa sul-coreana de biotecnologia especializada em diagnóstico molecular, Seegene Inc. (KQ096530), anunciou na terça-feira que recebeu o certificado CE-IVD para a aplicação do teste à base de saliva para os ensaios Allplex™ SARS-CoV-2 e Allplex™ SARS-CoV-2/FluA/FluB/RSV, e que os produtos com o recurso já estão disponíveis na Europa. A adição do recurso de coleta de amostra de saliva tem como objetivo diminuir a necessidade de coletar um grande volume de amostras por profissionais de saúde na linha de frente da pandemia da COVID-19.

Com o novo recurso, o teste de coleta de amostra de saliva pode ser usado alternadamente com o teste de coleta de amostra nasofaríngea, normalmente utilizado para testes de PCR multiplex em tempo real para a detecção do novo coronavírus. A principal empresa de diagnóstico molecular da Coreia do Sul disse que seu teste de coleta de amostra de saliva oferece uma opção adicional para a coleta de amostra que é fácil, segura e conveniente, sem comprometer a sensibilidade e especificidade do teste.

Além disso, um estudo conduzido pelo Children's National Hospital, na cidade de Washington, durante o período de julho a setembro de 2020, mostrou que o ensaio Allplex™ 2019-nCoV da Seegene, uma versão anterior do teste de diagnóstico de COVID-19 da empresa, foi considerado o mais adequado para testar amostras de saliva coletadas dos participantes, entre os quatro ensaios de PCR para COVID-19 concorrentes aprovados pela FDA nos EUA. Foi observado também que a sensibilidade da detecção viral foi equivalente à das amostras nasofaríngeas testadas com o ensaio Allplex™ 2019-nCoV da Seegene.

O recurso de coleta de amostra de saliva da Seegene também pode eliminar a necessidade de materiais e mão de obra associada à extração de ácido nucleico, já que o teste é realizado diretamente da saliva bruta coletada dos participantes. Um representante da Seegene afirmou que o recurso de coleta de amostra de saliva, junto com a aplicação sem extração, que também recebeu a certificação CE-IVD em dezembro, permitirá que os laboratórios realizem testes em massa. A aplicação sem extração foi recentemente disponibilizada na Europa para o ensaio Allplex™ SARS-CoV-2/FluA/FluB/RSV e é especialmente interessante para os laboratórios que não possuem equipamento de extração; até então, um pré-requisito para o teste de diagnóstico molecular.

Durante a apresentação do primeiro teste de coleta de amostras de saliva da empresa, um representante da Seegene disse que o novo recurso é considerado um método eficiente de coleta de grande volume de espécimes, especialmente em um momento em que a mutação do coronavírus na Europa desencadeou um alarme global.

Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/1357790/Seegene_logo_Logo.jpg

FONTE Seegene Inc.