EFEParis

Os filmes "Bacurau", dos cineastas Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e "O Traidor", do diretor italiano Marco Bellochio, representarão o Brasil na disputa pela Palma de Ouro da 72ª edição do Festival de Cannes, que será realizado de 14 a 25 de maio, informou nesta quinta-feira a organização do evento.

Esta será a segunda participação de Kleber Mendonça Filho no festival. Em 2016, ele concorreu pela Palma de Ouro com "Aquarius", protagonizado por Sônia Braga. Aquela ocasião ficou marcada por um protesto do elenco e do próprio diretor contra o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff.

Em "Bacurau", Sônia Braga, uma das atrizes brasileiras mais reconhecidas internacionalmente, também é protagonista, ao lado do alemão Udo Kier. O filme, que foi rodado na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte, conta a história de uma comunidade que desaparece do mapa após a morte da matriarca. Ele deve estrear no Brasil no segundo semestre.

Já "O Traidor" conta a história de um mafioso que se refugiou no Brasil e que tem a atriz Maria Fernanda Cândido no elenco.

Na seção Um Certo Olhar do festival, "Vida Invisível de Eurídice Gusmão", do cearense Karim Aïnoux e protagonizado por Fernanda Montenegro, estará presente, assim como "Port Authority", da americana Danielle Lessovitz. Ambos têm como produtor Rodrigo Teixeira, de "Me Chame pelo Seu Nome".