EFEXangai (China)

As autoridades da China decidiram nesta sexta-feira que menores de 3 a 17 anos também podem ser imunizados com as vacinas aprovadas para uso emergencial contra a Covid-19 no país.

De acordo com a agência de notícias oficial "Xinhua", os imunizantes desenvolvidos pelas empresas farmacêuticas locais Sinopharm e Sinovac - que estão entre os aprovados para adultos no país - se mostraram seguros em pessoas dessa faixa etária após testes clínicos e análises de especialistas.

Essas vacinas serão aplicadas a partir de agora em crianças de 3 a 17 anos, para as quais serão desenvolvidas políticas específicas de inoculação.

Até agora, as vacinas contra a Covid-19 estavam sendo administradas apenas em adultos na China, e mais de 845 milhões de doses já foram injetadas em cerca de 622 milhões de pessoas no país.

O especialista do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Shao Yiming, garantiu em entrevista coletiva realizada hoje que esta campanha nacional de vacinação mostrou que os imunizantes desenvolvidos pelas empresas chinesas são "seguros e eficazes".

Apesar de ser o primeiro país do mundo a registrar surtos de Covid-19, a China manteve a pandemia sob controle desde meados do ano passado, com alguns surtos específicos de pequena escala em diferentes partes do país, como o recentemente registrado na província do sudeste de Guangzhou.