EFEBarcelona

O Barcelona iniciou nesta quinta-feira a preparação para a temporada 2018-2019 no centro de treinamento em Sant Joan Despí com uma atividade comandada pelo técnico Ernesto Valverde e a presença de 14 jogadores, entre eles os brasileiros Douglas, Marlon e Rafinha.

Boa parte do grupo de atletas do Barça participou da Copa do Mundo ou ainda está na Rússia, caso dos zagueiros Samuel Umtiti, finalista com a França, e Thomas Vermaelen, que disputará o terceiro lugar pela Bélgica. Todos eles se apresentarão em 6 de agosto, antes de excursão da equipe catalã nos Estados Unidos.

Quem não esteve no torneio e já voltou das férias fez exames médicos e físicos nesta quinta. Foi o caso do trio brasileiro, que voltou de empréstimo. O lateral-direito Douglas, estava no Benfica, o zagueiro Marlon atuou pelo Nice, e o meia Rafinha esteve na Inter de Milão.

Também já retornaram os goleiros Jasper Cillessen e Adrián Ortolá, os laterais Aleix Vidal, Nélson Semedo e Lucas Digne, os meio-campistas Denis Suárez, Sergi Roberto, André Gomes e Samper e os atacantes Munir e Pablo Alcácer.

A única ausência por lesão foi a da promessa Carles Aleñá, que sofreu uma ruptura do tendão do bíceps femoral da coxa direita e passou por cirurgia no começo de junho.

Ainda hoje, acontecerá a apresentação do volante Arthur, que chegou à Espanha ontem depois de ter sido contratado junto ao Grêmio. O brasileiro assinará contrato e depois pisará no gramado do estádio Camp Nou para saudar torcedores e jornalistas.