EFEPequim

Em uma reserva natural na província central de Sichuan, na China, foi avistado pela primeira vez na história um urso panda albino em liberdade, informaram neste domingo veículos de imprensa locais.

A fotografia do animal, que também tem os olhos vermelhos, foi feita por uma câmera infravermelha situada a mais de 2.000 metros de altitude.

Segundo especialistas da reserva Wolong, que conseguiu fazer a foto em meados de abril, poderia se tratar de um exemplar de um a dois anos de idade que parece ter boa saúde, embora se desconheça qual é seu sexo.

Já se sabia da existência de genes causadores do albinismo em pandas, embora se trate da primeira vez que um exemplar de couro totalmente branca é avistado.

Alguns exemplares com o couro marrom também já foram documentados, algo que os especialistas também consideraram uma mutação genética.

O diretor da reserva, Duan Zhaogang, explicou que serão instaladas mais câmaras na região para rastrear as atividades deste mamífero peculiar branco.

Segundo o último censo de pandas feito em 2014 pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), existem somente 1.864 exemplares no mundo, e seu habitat natural se limita atualmente a seis regiões montanhosas espalhadas nas províncias chinesas de Sichuan, Shaanxi e Gansu.