EFECidade do Vaticano

O papa Francisco nomeou dom Paulo Cezar Costa como novo arcebispo da arquidiocese de Brasília, segundo divulgou nesta quarta-feira o escritório de imprensa do Vaticano, que também informou que dom Moacir Silva Arantes é o novo responsável pela diocese de Barreiras, na Bahia.

Dom Paulo Cezar Costa vinha exercendo a função de bispo de São Carlos, no interior de Sâo Paulo. Natural de Valença, no Rio de Janeiro, o religioso nasceu em 20 de julho de 1967, e foi ordenado presbítero aos 5 de dezembro de 1992.

O novo bispo de Brasília - cuja arquidiocese estava vacante desde 11 de março deste ano, quando o então arcebispo, o cardeal Sergio da Rocha, foi nomeado arcebispo de Salvador - possui graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Antes de assumir a diocese de São Carlos, Costa foi vigário paroquial, pároco, reitor do Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Além disso, colaborou na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como membro do grupo de peritos da Comissão Episcopal de Doutrina e membro do Instituto Nacional de Pastoral.

Também desempenhou funções acadêmicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em que foi professor titular, coordenador e diretor do Departamento de Teologia. No Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, foi professor e diretor. Ainda exerceu docência no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e na Escola Teológica São Bento (ETSB).

Em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Durante o período entre 2011 e 2015, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Na realização da Jornada Mundial de Juventude, em 2013, atuou como diretor administrativo.

BISPO DE BARREIRAS.

Dom Moacir Silva Arantes, de 51 anos, assume a diocese de Barreira, que estava vacante desde a nomeação de dom Josafá Menezes da Silva como arcebispo de Vitória da Conquista, também no interior da Bahia.

Mineiro da cidade de Itapecerica, o religioso nasceu em 3 de junho de 1969, formou-se em filosofia e teologia em Belo Horizonte (MG) e foi ordenado padre em 14 de agosto de 1999. Há cerca de quatro anos, assumiu como bispo auxiliar de Goiânia pelo papa Francisco.

Atualmente, Silva Arantes integra a atual presidência do Regional Centro-Oeste da CNBB, com mandato até 2023, onde exerce a função de secretário.