EFEPlaya del Carmen (México)

A atriz paraguaia Ana Brun ganhou o Prêmio Platino de melhor interpretação feminina por sua participação em "As Herdeiras", em cerimônia realizada neste domingo na Riviera Maya, no México.

Ao receber a estatueta, Brun dedicou o prêmio aos atores e produtores do seu país que trabalham "com poucos recursos, mas com muito talento".

Brun fez sua estreia na telona justamente com "As Herdeiras", dirigido por Marcelo Martinessi e que representou o Paraguai no Oscar.

Este filme relata a história de duas mulheres descendentes de famílias ricas em Assunção, capital do Paraguai, que começam a perder sua fortuna e se veem envolvidas em uma fraude que lhes gera uma mudança pessoal na sua percepção da vida.

Brun fez história ao se tornar a primeira paraguaia a ganhar o urso de Prata de melhor atriz no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

A cerimônia da sexta edição do Platino aconteceu no Teatro Gran Tlachco, no Parque Eco-arqueológico Xcaret, em Playa del Carmen, mesmo local do ano passado. Esta é a primeira vez que a organização repete o local escolhido.

O Prêmio Platino é organizado pela Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais da Espanha (Egeda) e pela Federação Ibero-americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (Fipca), com o intuito de promover o cinema ibero-americano.