EFEMadri

A oitava edição do Prêmio Platino Ibero-Americano de Cinema e Audiovisual será realizada presencialmente no primeiro fim de semana de outubro, conforme foi anunciado nesta quinta-feira pelos organizadores, que revelarão a sede "nas próximas semanas".

O porto-riquenho "Trail of Ashes", dirigido por Arturo Lizardi surge como favorito com 14 pré-indicações, seguido pelo filme paraguaio "Matar a un muerto" de Hugo Giménez, com 13.

Com 12 pré-seleções estão o costarriquenho "Días de luz", de autoria coletiva, o dominicano "Malpaso", de Héctor Valdez, o guatemalteco "Nuestras madres", feito por César Díaz, o colombiano "El olvido que seremos", direção de Fernando Trueba e o venezuelano "Voy por ti", de Carmen La Roche.

A comissão de prêmios anunciou hoje a lista das 165 produções pré-selecionadas - longas-metragens de ficção, animação e documentários e séries de ficção - de 23 países que aspiram figurar entre os 20 candidatos às indicações por categoria, que serão divulgadas no final deste mês.

Os quatro finalistas de cada categoria serão anunciados no final de junho.

Apesar da pandemia, que obrigou a última edição do Prêmio Platino ser realizada virtualmente, o número de produções ibero-americanas lançadas em 2020 e inscritas diminuiu apenas 24%, para um total de 677.

A diferença no número de filmes selecionados por país é mínima. O México lidera a lista com 8%, seguido de perto por Argentina, Brasil, Chile, Espanha e Portugal, todos com 7%.

Em relação as séries, a Espanha domina com 18%, seguida do México (14%), Argentina (12%) e Colômbia (11%).

Na sua oitava edição, o Prêmio Platino vai incorporar um novo prêmio: melhor criador de séries. Também serão acionados à lista de vencedores os prêmios de melhor elenco masculino e melhor elenco feminino de filmes.

O Prêmio Platino é promovido pela EGEDA (Associação Espanhola de Gestão dos Direitos dos Produtores Audiovisuais) e pela FIPCA (Federação Ibero-americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais) com o apoio das Academias e Institutos Ibero-Americanos de Cinema.