EFEMadri

A empresa espanhola Acciona investirá 27 milhões de euros (R$ 152,2 milhões) no fabricante de veículos de decolagem e aterrissagem vertical Eve UAM, que pertence à Embraer.

De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira pela companhia de infraestrutura e energia renováveis, o investimento será materializado quando for concluída a integração da Eve com a Zanite Acquisition, anunciada no fim do ano passado.

O presidente-executivo da Acciona, José Manuel Entrecanales, se tornará um dos sete membros do conselho de administração da Eve UAM, quando a empresa ingressar na Bolsa de Nova York, o que está previsto para acontecer no segundo trimestre deste ano.

Entrecanales explicou que a população mundial se concentra cada vez mais nas grandes cidades, por isso, um dos maiores objetivos para a descarbonização é "mantendo a pegada climática à afastada", com modelos de transporte como o que propõe a Eve UAM.

O CEO da Eve UAM, André Stein, garantiu que o acordo reforça o compromisso da empresa de construir um ecossistema sustentável de mobilidade, que inclui um veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical de zero emissões (eVTO), assim como a infraestrutura "verde" que apoiará essa nova forma de transporte.

Nesta aliança, também está incluída a construção de "vertiportos" para estes meios de transporte, assim como acordos para compra de energia, soluções de recarga de baterias e serviços de operação terrestre (handling). EFE