EFERedação Central

A Alemanha passou pela Irlanda do Norte, e a Holanda goleou a Estônia, ambas atuando fora de casa, e mantiveram embolada a briga pelas duas vagas no grupo C das Eliminatórias para a Eurocopa de 2020, em dia de tropeço da Croácia e vitória tranquila da Bélgica.

Em Belfast, os campeões mundiais de 2010 venceram os donos da casa, que entraram na rodada como líderes da chave, por 2 a 0, graças a dois gols marcados no segundo tempo, pelo zagueiro Marcel Halstenberg, aos 4 minutos, e pelo meia-atacante Serge Gnabry, nos acréscimos.

A seleção holandesa, por sua vez, embalada após vencer a alemã na última sexta-feira, passou pela Estônia por 4 a 0, em Tallinn. O atacante Ryan Babel foi o artilheiro da partida, já que balançou a rede duas vezes, e o atacante Memphis Depay e o volante Georginio Wijnaldum completaram o marcador.

Com os resultados, Alemanha e Irlanda do Norte estão com 12 pontos, cinco partidas disputadas no grupo C. A Holanda vem logo depois, com dez, mas em quatro jogos. Belarus, que folgou na rodada, tem três, enquanto os estonianos seguem zerados.

No grupo E, a Croácia tropeçou no Azerbaijão, em Baku, ao ficar no empate em 1 a 1. O meia Luka Modric, de pênalti, abriu o placar para os vice-campeões mundiais. O lateral-esquerdo Tamkin Khalilzade igualou para os anfitriões, que pontuaram pela primeira vez.

No outro jogo da chave, a Eslováquia venceu e igualou a pontuação da Hungria, e ficou a um ponto dos croatas, em partida que terminou com placar de 2 a 1, em Budapeste. O meia-atacante Robert Mak e o atacante Robert Bozenik anotaram para os visitantes. O volante Dominik Szoboszlai descontou.

No grupo I, a Bélgica manteve o 100% de aproveitamento, ao golear a Escócia por 4 a 0, em Glasgow, em jogo com grande atuação do meia Kevin De Bruyne, que fechou o placar e deu passes para gols do atacante Romelu Lukaku e dos zagueiros Thomas Vermaelen e Toby Alderweireld.

Logo atrás na chave vem a Rússia, que foi econômica, mas venceu o Cazaquistão por 1 a 0, em Kaliningrado. O artilheiro solitário da partida foi o lateral-direito brasileiro naturalizado Mário Fernandes, ex-Grêmio.

Além disso, o Chipre passou com tranquilidade por San Marino, fora de casa, por 4 a 0. O volante Ioannis Kousoulos, o meia-atacante Fotios Papoulis e o lateral-direito Kostakis Artymatas marcaram os gols do jogo.

No grupo G, a Polônia se manteve na liderança, ao empatar com a Áustria em 0 a 0, em Varsóvia. A Eslovênia se aproveitou do resultado do segundo colocado e entrou na zona de classificação ao derrotar Israel por 3 a 2, em seus domínios. Já a Macedônia do Norte bateu, como visitante, a lanterna Letônia por 2 a 0.