EFERoma

Com o título já conquistado pela Juventus, a grande atração da última rodada do Campeonato Italiano será o confronto direto entre Atalanta e Inter de Milão pela segunda posição, enquanto na parte de baixo da tabela Lecce ou Genoa será o último rebaixado para a segunda divisão.

A Juve obteve o eneacampeonato no último fim de semana, com duas partidas de antecipação, e tem agora 83 pontos, contra 79 da Inter, segunda colocada. Um ponto à frente de 'La Dea', os 'Nerazzurri' terão a vantagem de jogar pelo empate no duelo deste sábado, mas o time de Bergamo terá o direito de jogar em seus domínios, no Gewiss Stadium - antigo Atleti Azzurri D'Italia.

As duas equipes chegaram para o jogo em Bergamo em meio a sequências invictas e com moral alto. A Inter não perde há sete jogos, com quatro vitórias e três empates, enquanto a Atalanta não sabe o que é perder desde janeiro, com 19 compromissos no período. Foram 15 triunfos e quatro igualdades.

Os donos da casa, cuja melhor campanha no Italiano até hoje foi o quarto lugar da temporada passada, terão dois desfalques importantes, o zagueiro Palomino e o atacante Ilicic, ambos machucados. Entre os visitantes, o técnico Antonio Conte não terá à disposição o meia Vecino, também lesionado.

O confronto deste sábado ainda não representará o fim da temporada para os dois times. A Atalanta está nas quartas de final da Liga dos Campeões e enfrentará o Paris Saint-Germain em jogo único em Portugal, enquanto a Inter medirá forças com o Getafe pelas oitavas da Liga Europa, na Alemanha.

Logo atrás na tabela de classificação, também com 78 pontos, aparece a Lazio, quarta colocada. Os 'Biancocelesti', que antes da quarentena disputavam a liderança do campeonato com a Juventus, perderam força após a pausa provocada pela pandemia da Covid-19, mas ainda sonham com o vice. Para isso, precisam de um empate em Bergamo e vencer o Napoli, sétimo, também no sábado, no San Paolo.

A partida será especial para o centroavante 'laziale' Ciro Immobile, que pode bater o recorde de gols em um só edição do Campeonato Italiano. Ele tem 35 e está a um da marca registrada por Gonzalo Higuaín justamente pelos 'Azzurri' na temporada 2015-2016.

Em tese, Inter, Atalanta e Lazio estão garantidos na próxima Champions. Entretanto, o quarto colocado da 'Série A' será relegado à Liga Europa caso Napoli e Roma sejam campeões continentais na atual campanha.

Com a taça já garantida, a Juve tentará neste sábado desfazer a má impressão deixada no meio de semana, quando perdeu para o Cagliari. A 'Velha Senhora' medirá forças com a Roma, garantida em quinto, no Allianz Stadium antes de enfocar a Liga dos Campeões, em que tem partida de volta contra o Lyon, também em Turim. Na ida, Cristiano Ronaldo e companhia perderam por 1 a 0 na França.

GENOA OU LECCE: QUEM CAI?

Presente na elite desde a temporada 2007-2008, o Genoa foi ameaçado de rebaixamento no ano passado, mas escapou. Agora, luta novamente para permanecer na primeira divisão e, em 17º lugar, com 36 pontos, depende apenas de si. Terá que derrotar o Verona, nono colocado, em casa, no estádio Luigi Ferraris, neste domingo.

Em caso de tropeço, precisará torcer contra o Lecce, que vem em 18º, com um ponto a menos. Os 'Salentini' voltaram à primeirona nesta temporada, após sete anos de ausência, um período em que caiu para a quarta categoria devido a irregularidades.

O time vem de dois acessos seguidos, mas agora, para obter a manutenção, precisa bater o Parma, 11º, como mandante, também no domingo, e ainda "secar" o concorrente de Gênova.

Brescia, penúltimo colocado, e Spal, lanterna, já estão rebaixados e encerrarão sua participação na elite também jogando em casa, respectivamente contra Sampdoria no sábado e Fiorentina no domingo.

Programação da 38ª e última rodada do Campeonato Italiano:.

Sábado.

Brescia - Sampdoria.

Milan - Cagliari.

Atalanta - Inter de Milão.

Juventus - Roma.

Napoli - Lazio.

Domingo.

Spal - Fiorentina.

Bologna - Torino.

Genoa - Verona.

Lecce - Parma.

Sassuolo - Udinese. EFE

am/dr