EFELisboa

O Benfica, líder isolado do Campeonato Português, com 84 pontos, e o Porto, segundo colocado na tabela com 82, definirão neste fim de semana quem ficará com o troféu de campeão, em última rodada que enfrentarão Santa Clara e Sporting, respectivamente.

A situação mais confortável é a dos Encarnados, que ficarão com a taça com um empate, mesmo que o concorrente iguale a pontuação. Isso porque, na competição, o primeiro critério de desempate é o confronto direto, em que a equipe de Lisboa leva a melhor por ter ganho os dois clássicos disputados.

Aos Dragões, por sua vez, não há outra saída senão ser ganhar o clássico que disputará e torcer para que o Benfica seja derrotado no mesmo horário, o que só aconteceu três vezes ao longo da competição, a última em dois de janeiro deste ano, para o Portimonense.

Os dois jogos acontecerão neste sábado, às 14h30 (de Brasília) e ambos os candidatos ao título atuarão como mandantes. Em seus domínios, os Encarnados não perdem há ainda mais tempo, desde 2 de novembro, quando cairam diante do Moreirense.

O Santa Clara, adversário do Benfica, ocupa a oitava colocação do Português, com 42 pontos, e é conhecido, justamente, por ter uma ligação próxima com o time de Lisboa. Mesmo que perca o jogo e desça algumas posições na tabela, o clube já terá alcançado a melhor marca em quatro participações na primeira divisão.

O Porto, por sua vez, vai atrás do milagre, em meio a notícias de um provável desmanche do elenco, já que o goleiro espanhol Iker Casillas pode não voltar ao futebol, o zagueiro brasileiro Felipe deve fechar com o Atlético de Madrid, o atacante malinês Moussa Marega está de malas prontas para a Inglaterra, entre outros.

O rival dos Dragões será o Sporting, que já está garantido na terceira colocação do Português. Curiosamente, as duas equipes se reencontrarão no dia 25, uma semana depois da rodada final do campeonato, na decisão pelo título da Taça de Portugal, no Estádio Nacional do Jamor.

As vagas continentais, pela competição nacional, já estão garantidas, com Benfica e Porto na Liga dos Campeões, sendo que o primeiro colocado na tabela irá direto à fase de grupos. Os Leões lisboetas, por sua vez, irão aos grupos da Liga Europa, que também terão Braga e Vitória de Guimarães.

Esse último, que ocupa a sexta posição, teria uma final com o Moreirense, que está um lugar acima e herdaria a vaga do campeão da Taça de Portugal. A pequena equipe verde e branca, no entanto, não conseguiu a licença da Uefa e perderá a vaga, caso a obtenha no campo.

No duelo, que acontecerá no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira dos Cónegos, os anfitriões precisam de um empate para fechar o 'top-5'. O Vitória de Guimarães, por sua vez, precisam vencer para roubar a posição do adversário.

Na parte final da tabela, o Feirense, com 17 pontos, e o Nacional, que 28 pontos, já estão matematicamente rebaixados para a segunda divisão.

Chaves e Tondela, por sua vez, estão empatados com 32 pontos e farão confronto direto neste domingo. O segundo, que será o anfitrião, terá que vencer, pois levou a pior por 2 a 1, para escapar da queda.