EFEPequim

O sorteio que definiu neste sábado os grupos da Copa do Mundo de Basquete, sediada pela China, deu ao Brasil uma missão complicada na primeira fase do torneio, na qual enfrentará Grécia, Nova Zelândia e Montenegro.

A seleção brasileira está no grupo F da competição, cujas equipes jogarão na cidade de Nanquim. A Copa do Mundo será disputada de 31 de agosto a 15 de setembro.

Atuais campeões, os Estados Unidos tentarão se tornar o primeiro país a conquistar o torneio três vezes consecutivas. Para isso, terá antes que passar pelo grupo E, também formado por Turquia, República Tcheca e Japão.

A Espanha, uma das favoritas, ficou enquadrada num grupo com Irã, Porto Rico e Tunísia. A França jogará contra República Dominicana, Alemanha e Jordânia. Já a anfitriã China terá pela frente Venezuela, Polônia e Costa do Marfim.

A Argentina vai encarar Rússia, Coreia do Sul e Nigéria. Itália e a Sérvia são as claras favoritas do grupo D, que também conta com Angola e Filipinas. Já Lituânia e Austrália jogarão contra Canadá e Senegal.

O sorteio foi realizado neste sábado na cidade de Shenzhen, no sudeste da China, com a participação dos ex-jogadores Kobe Bryant e Yao Ming, que atualmente preside a Federação Chinesa de Basquete, além do cantor Jason Derulo.

Entre os aplausos do público, Kobe entregou a taça para Yao Ming, que a guardará até o final da competição, e o chinês brincou ao receber o troféu: "Estou acostumado a ser grande, mas agora me sinto ainda maior", disse o ex-pivô de 2,29 metros.

"O mais importante é que (as equipes participantes) acreditem que podem conseguir, têm que acreditar que a preparação e o trabalho duro darão os frutos", disse Kobe Bryant.

O presidente da Fiba, o argentino Horacio Muratore, parabenizou os classificados para a "maior Copa do Mundo da história", que contará pela primeira vez com 32 seleções.

Confira os grupos da Copa do Mundo de Basquete:.

Grupo A (Pequim): Costa do Marfim, Polônia, Venezuela e China.

Grupo B (Wuhan): Rússia, Argentina, Coreia do Sul e Nigéria.

Grupo C (Guangzhou): Espanha, Irã, Porto Rico e Tunísia.

Grupo D (Foshan): Angola, Filipinas, Itália e Sérvia.

Grupo E (Xangai): Turquia, República Tcheca, Estados Unidos e Japão.

Grupo F (Nanquim): Grécia, Nova Zelândia, Brasil e Montenegro.

Grupo G (Shenzhen): República Dominicana, França, Alemanha e Jordânia.

Grupo H (Dongguan): Canadá, Senegal, Lituânia e Austrália.