EFELondres

Campeão com a Inglaterra da Copa do Mundo de 1966 e irmão do mito Bobby Charlton, Jack Charlton morreu na sexta-feira, aos 85 anos, de acordo com anúncio feito neste sábado pela sua família.

Charlton, que nos últimos anos sofria de linfoma e demência, foi também treinador da Irlanda por uma década.

"Jack morreu pacificamente na sexta-feira, 10 de julho, aos 85 anos. Ele estava em sua casa em Northumberland, ao lado de sua família. Não podemos expressar como estamos orgulhosos da vida extraordinária que ele teve e de todas as alegrias que ele deu a muita gente de países diferentes. Ele era uma pessoa boa, honesta, divertida e genuína, que sempre tinha tempo para as pessoas", explicou sua família em comunicado.

Como jogador, Jack Charlton, apelidado de "A Girafa" por sua altura (1,91m), jogou durante toda sua carreira no Leeds United, clube pelo qual disputou 773 jogos e marcou 96 gols, apesar de atuar como zagueiro.

Pelo Leeds, conquistou diversos títulos como Campeonato Inglês, Copa da Liga e Copa da Inglaterra.

Pelo seleção inglesa, além de levantar a Copa de 1966, ao lado do irmão Bobby, disputou o Mundial seguinte, em 1970, no México.

Após sua aposentadoria, ele começou uma carreira como treinador, dirigindo equipes como Middlesbrough, Sheffield Wednesday e Newcastle United.

De 1986 a 1995, ele treinou a seleção irlandesa, com quem disputou a Eurocopa de 1988 e chegou às quartas de final na Copa do Mundo da Itália, em 1990.