EFEBerlim

O Bayern de Munique, com uma das mãos na taça, encarará o capítulo final da disputa do título do Campeonato Alemão, que vem travando com o Borussia Dortmund, neste sábado, quando receberá o Eintracht Frankfurt na Allianz Arena.

O time bávaro, que tem 75 pontos e viu o concorrente liderar quase toda a competição, será campeão se obtiver uma vitória simples. Se empatar, necessitará que os aurinegros não vençam o Borussia Mönchengladbach, fora de casa, por 16 gols de diferença.

A combinação mais simples que daria o improvável título ao Dortmund é a equipe conseguir superar o xará no jogo que acontecerá no estádio Borussia-Park, e o Bayern ser derrotado em seu compromisso.

A última vez que os comandados pelo croata Niko Kovac perderam no Campeonato Alemão foi em 2 de fevereiro deste ano, para Bayer Leverkusen por 3 a 1. Depois disso, foram dez vitórias e três empates.

Curiosamente, essa é a primeira vez desde 2009 que a competição é decidida na rodada final. Há dez anos, o Wolfsburg levantou a taça ao golear o Werder Bremen por 5 a 1, com direito a dois gols do atacante brasileiro Grafite. Bayern de Munique, Stuttgart e Hertha Berlim entraram em campo com chance de título.

O Eintracht Frankfurt, adversário deste sábado do líder, vem em queda livre no fim da temporada, estando há cinco jogos sem vencer no Alemão. Além disso, a equipe se despediu há uma semana da Liga Europa, ao perder nos pênaltis para o Chelsea, no estádio Stamford Bridge.

O Borussia Dortmund, por sua vez, vai para a tentativa derradeira de ficar com a taça, uma rodada depois de conseguir adiar a conquista do título do Bayern. A equipe aurinegra superou o Freiburg e viu o arquirrival empatar com o RB Leipzig.

O Mönchengladbach, último desafio do time treinado pelo francês Lucien Favre, ocupa atualmente a quarta colocação do campeonato, o que daria hoje classificação à Liga dos Campeões.

Como Bayern, Dortmund e RB Leipzig já estão garantidos na principal competição continental, quatro equipes disputarão a última vaga, que também dá direito a um lugar direto na fase de grupos.

O Gladbach e o Bayer Leverkusen estão com 55 pontos e se ganharem seus compromissos, definirão o classificado no saldo de gols, em que o primeiro tem 15 e o segundo tem 13. O Eintracht Frankfurt tem 54 pontos e saldo 16, e o Wolfsburg, 52 pontos e saldo cinco.

O time do lateral-esquerdo Wendell e do atacante Paulinho terá pela frente na última rodada o Hertha Berlim, fora de casa. A equipe da capital, décima colocada, não pode conseguir vaga em torneio continental, nem ser rebaixada.

O Wolfsburg, por sua vez, receberá o Augsburg, 14º na tabela, e ainda terá a missão de defender a sétima posição, que dará vaga à Liga Europa. A equipe é perseguida pelo Hoffenheim, que tem 51 pontos, e pelo Werder Bremen, que tem 50.

O primeiro atuará fora de seus domínios, com o Mainz 05. Já o segundo receberá o RB Leipzig, que já tem garantido o terceiro lugar na classificação.

Porgramação da 34ª e última rodada do Campeonato Alemão:.

Sábado:.

Bayern de Munique - Eintracht Frankfurt.

Borussia Mönchengladbach - Borussia Dortmund.

Schalke 04 - Stuttgart.

Hertha Berlim - Bayer Leverkusen.

Werder Bremen - RB Leipzig.

Freiburg - Nuremberg.

Mainz 05 - Hoffenheim.

Wolfsburg - Augsburg.

Fortuna Düsseldorf - Hannover 96.