EFELisboa

O atacante Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, é o grande nome da lista de 23 convocados para defender a seleção portuguesa na Copa do Mundo, em que o técnico Fernando Santos apostou na renovação, com a manutenção de apenas sete jogadores que estiveram no Brasil há quatro anos.

Além do camisa 7, os goleiros Beto e Rui Patrício, os zagueiros Pepe e Bruno Alves, além dos meias William Carvalho e João Moutinho disputarão mais um Mundial. Por outro lado, destaques no futebol luso nos últimos anos, como o volante Raul Meireles, o meia-atacante Nani, entre outros, estão fora.

Outra ausência é a do meia-atacante Ronny Lopes, do Monaco, que nasceu no Brasil e fazia parte da pré-convocação de 35 atletas, que havia sido divulgada há dois dias. O atacante Éder, autor do gol do título da Eurocopa, há dois anos, também esteve na relação inicial, mas ficou fora.

As duas grandes novidades da lista são o lateral-direito Ricardo Pereira e o zagueiro Rúben Dias, que se destacaram nesta temporada, vestindo as camisas de Porto e Benfica, respectivamente.

A seleção portuguesa fará três amistosos de preparação, contra a Tunísia, no dia 28 de maio, contra a Bélgica, em 2 de junho, e Argélia, cinco dias depois. Na sequência, os campeões continentais estarão no grupo B da Copa com Espanha, Marrocos e Irã.

Confira os 23 jogadores convocados pela seleção portuguesa para a disputa da Copa do Mundo:.

Goleiros: Anthony Lopes (Lyon-FRA), Beto (Goztepe-TUR) e Rui Patrício (Sporting-FRA).

Defensores: Bruno Alves (Rangers-ESC), Cédric Soares (Southampton-ING), José Fonte (Dalian Yifang-CHN), Mário Rui (Napoli-ITA), Pepe (Besiktas-TUR), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund-ALE), Ricardo Pereira (Porto-POR) e Rúben Dias (Benfica-POR).

Meias: Adrien Silva (Leicester-ING), Bruno Fernandes e William Carvalho (Sporting-POR), João Mário (West Ham-ING), João Moutinho (Monaco-FRA) e Manuel Fernandes (Lokomotiv Moscou-RUS).

Atacantes: André Silva (Milan-ITA), Bernardo Silva (Manchester City-ING), Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP), Gelson Martins (Sporting-POR), Gonçalo Guedes (Valencia-ESP) e Ricardo Quaresma (Besiktas-TUR).