EFETurim

Juventus e Ajax farão nesta terça-feira no Allianz Stadium, em Turim, a partida de volta da única série pelas quartas de final da Liga dos Campeões que terminou sem vencedor no duelo de ida, já que empataram em 1 a 1 no jogo disputado na Johann Cruyff Arena, em Amsterdã.

Há uma semana, o atacante português Cristiano Ronaldo, que era dúvida para a partida, abriu o placar para os visitantes, nos acréscimos do primeiro tempo. Logo no 1º minuto da etapa complementar, o atacante brasileiro David Neres igualou o resultado.

Apesar do placar relativamente magro, o primeiro jogo foi de muita emoção e busca pelo gol. Os donos da casa tiveram mais oportunidades para marcar e pressionaram no segundo tempo, mas chegaram a levar sustos diante do letal campeão italiano.

Desta forma, se houver novo empate em um gol, será necessária a prorrogação. A Juve joga por vitória ou pelo placar zerado. O Ajax, claro, avançará às semifinais pela primeira vez desde a temporada 1996-1997 se ganhar a partida ou se houver empate em dois ou mais gols.

Nesta quarta-feira, o camisa 7 mais badalado da atualidade será novamente a grande esperança dos 'bianconeros' para passar de fase. O craque, inclusive, tem um grande retrospecto contra o time holandês, já que marcou oito vezes em cinco partidas.

Se Cristiano Ronaldo livrou-se dos problemas musculares que quase o tiraram do jogo em Amsterdã, o croata Mario Mandzukic está vetado para a partida, por causa de uma lesão no joelho.

Com isso, aumenta a possibilidade de o jovem atacante italiano Moise Kean ser escalado entre os titulares. O argentino Paulo Dybala é outro que tem chances de aparecer na formação inicial, embora tenha perdido espaço ao longo da temporada. Douglas Costa, por sua vez, é dúvida e tem poucas chances de começar jogando.

Os zagueiros Giorgio Chiellini e Martín Cáceres estão vetados pelo departamento médico, assim como o goleiro reserva Mattia Perin. O volante alemão Emre Can, por sua vez, foi liberado, relacionado e pode ganhar uma vaga no time.

Já o Ajax desembarcou em Turim com a esperança, na bagagem, de causar mais assombro no mundo do futebol, depois de ter vencido o Real Madrid por 4 a 1, em pleno estádio Santiago Bernabéu, em partida de volta pelas oitavas de final da 'Champions' - havia perdido na ida por 2 a 1.

Para o duelo no Allianz Stadium, o técnico holandês Erik ten Hag não poderá contar com o lateral-esquerdo argentino Nicolás Tagliafico, que está suspenso. Com isso, o marroquino Noussair Mazraoui, que não atuou na ida pelo acúmulo de cartões amarelos, passa para o lado canhoto, e o holandês Joel Veltman segue titular.

Outra dor de cabeça na equipe de Amsterdã é o meia Frenkie de Jong, que é dúvida por causa de dores musculares que o tiraram do jogo com o Excelsior, pelo Campeonato Holandês ainda no primeiro tempo. Se o camisa 21 não puder atuar, Jurgen Ekkelenkamp deverá ser escalado. Já David Neres, que vive grande fase, é a esperança no setor ofensivo.

O classificado entre Juventus e Ajax terá pela frente, nas semifinais, a equipe que levar a melhor na série entre Manchester City e Tottenham, que se reencontrarão nesta quarta-feira, no Etihad Stadium. No primeiro jogo, os 'Spurs' levaram a melhor por 1 a 0, em casa.

Prováveis escalações:.

Juventus: Szczesny; Cancelo, Bonucci, Rugani e Alex Sandro; Bentancur (ou Can), Pjanic e Matuidi; Bernardeschi, Cristiano Ronaldo e Kean (ou Dybala). Técnico: Massimiliano Allegri.

Ajax: Onana; Veltman, Blind, De Ligt e Mazraoui; De Jong (ou Ekkelenkamp), Schöne, Neres, Van de Beek e Ziyech; Tadic. Técnico: Erik ten Hag.

Árbitro: Clément Turpin (França), auxiliado pelos compatriotas Nicolas Danos e Cyril Gringore.

Estádio: Allianz Stadium, em Turim (Itália).