EFELondres

Manchester City e Watford disputarão neste sábado, às 13h (de Brasília), a final da Copa da Inglaterra, em que o time de Ederson, Danilo, Fernandinho e Gabriel Jesus pode alcançar a inédita Triplíce Coroa nacional, enquanto a equipe do goleiro Gomes pode se garantir na Liga Europa.

Na decisão, que acontece tradicionalmente no estádio de Wembley, em Londres, há ainda um terceiro interessado o Wolverhampton, que se classificará para a competição continental secundária se os comandados pelo espanhol Josep Guardiola, já assegurados na Liga dos Campeões, erguerem o troféu da competição mais antiga do planeta.

O City, que conquistou o título inglês no último fim de semana, tem oportunidade de ser o primeiro time a vencer o campeonato, a Copa da Liga Inglesa e a Copa da Inglaterra. O clube de Manchester, além disso, busca encerrar oito anos de jejum no torneio na final deste sábado.

A última decisão que o clube ganhou foi com vitória sobre o Stoke City por 1 a 0. Em 2013, na última vez que participou da decisão, a equipe, então treinada pelo italiano Roberto Mancini, foi derrotada pelo Wigan, que acabou rebaixada na mesma temporada, também pelo placar mínimo.

O Watford, por sua vez, participa pela segunda vez de uma final da Copa da Inglaterra. Na única aparição, registrada há 35 anos, o time, que tinha o meia John Barnes como grande destaque e Graham Taylor como técnico, foi superado pelo Everton por 2 a 0.

Os 'Hornets', que terminaram o Inglês no 11º posto, fora da zona de classificação para competições continentais, tentarão o último tiro para tentar ir à Liga Europa, entrando diretamente na fase de grupos, junto com o Arsenal. Se perder, o Wolverhampton fica com a terceira vaga no torneio e permite ao Manchester United pular para os grupos.

Para o duelo em Wembley, o City tem como dúvida o volante brasileiro Fernandinho, que se recupera de lesão em um dos joelhos, e do meia belga Kevin de Bruyne, que voltou recentemente de problema muscular e chegou a atuar por alguns minutos contra o Brighton, pela última rodada do Inglês.

No Watford, a expectativa é pela presença de Gomes entre os titulares, já que o ex-Cruzeiro vem sendo escalado nos jogos de copa, no lugar do inglês Ben Foster, dono da posição no campeonato. A princípio, essa será a última partida da carreira do brasileiro, que, no entanto, recebeu proposta de renovação de contrato.

A boa notícia para o técnico espanhol Javi Gracia é a presença do defensor grego Jose Holebas, que foi expulso na derrota para o West Ham, pela última rodada do Inglês, mas acabou escapando de suspensão por decisão da federação (FA). O meia francês Etienne Capoue, recuperado de lesão, também está disponível.

Prováveis escalações:.

Manchester City: Ederson; Walker, Kompany, Laporte e Zinchenko; Gundogan, David Silva, Bernardo Silva; Mahrez, Sterling e Agüero. Técnico: Josep Guardiola.

Watford: Gomes; Janmaat, Cathcart, Mariappa e Holebas; Doucouré, Femenía, Capoué, Hughes e Pereyra; Deeney. Técnico: Javi Gracia.

Árbitro: Kevin Friend (Inglaterra), auxiliado pelos compatriotas Constantine Hatzidakis e Matthew Wilkes.

Estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra).