EFERedação Central

O atacante Neymar, do Paris Saint-Germain, e o meia naturalizado italiano Jorginho, do Chelsea, foram anunciados nesta segunda-feira como dois dos 11 finalistas do prêmio The Best, de melhor jogador do mundo em 2021.

Vencedor da edição passada do troféu, o polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, também está entre os concorrentes, de acordo com a lista divulgada hoje.

O atacante português Cristiano Ronaldo, agora no Manchester United, e o atacante argentino Lionel Messi, contratação recente do Paris Saint-Germain, também figuram no grupo de 11 finalistas.

Além disso, estão na disputa os franceses Kylian Mbappé, do PSG, Karim Benzema, do Real Madrid, e N'Golo Kanté, do Chelsea; o belga Kevin de Bruyne, do Manchester City, o norueguês Erling Haaland, do Borussia Dortmund, e o atacante egípcio Mohamed Salah, do Liverpool.

Além disso, a Fifa indicou os concorrentes ao prêmio de melhor goleiro do ano, em que Alisson, do Liverpool, concorrente com o italiano Gianluigi Donnaruama, do PSG, o senegalês Edouard Mendy, do Chelsea, o alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique, e o dinamarquês Kasper Schmeichel, do Leicester.

FUTEBOL FEMININO.

As finalistas do The Best entre as mulheres também foram divulgadas nesta segunda-feira pela Fifa. A inglesa Lucy Bronze, do Manchester City terá a chance de concorrer ao bi da premiação mais badalada da modalidade.

A dinamarquesa Pernille Harder, do Chelsea, segunda colocada na edição passada, também está entre as finalistas, enquanto a francesa Wendie Renard, terceira em 2020, acabou ficando fora da relação de 11 indicadas.

As outras concorrentes são: as suecas Stina Blackstenius (Häcken) e Magdalena Eriksson (Chelsea); as espanholas Aitana Bonmati, Jennifer Hermoso e Alexia Putellas (todas do Barcelona); a norueguesa Caroline Graham-Hansen (Barcelona); a sul-coreana Ji So-yun (Chelsea); a australiana Sam Kerr (Chelsea); a holandesa Vivianne Miedema (Arsenal); a canadense Christine Sinclair (Portland Thorns); e a inglesa Ellen White (Manchester City.

Já as cinco finalistas do prêmio de melhor goleira do ano são a alemã Ann-Katrin Berger (Chelsea); a chilena Christiane Endler (Lyon); a canadense Stephanie Lynn Marie Labbé (Paris Saint-Germain); a sueca Hedvig Lindahl (Atlético de Madrid); e a americana Alyssa Naeher (Chicago Red Stars). EFE