EFERedação Central

Nos dois primeiros jogos pela Liga Europa desde março, após a pausa causada pela pandemia do novo coronavírus, Shakhtar Donetsk e Copenhague se garantiram nas quartas de final após terem vencido nesta quarta-feira Wolfsburg e Istambul Basksehir, respectivamente, pelo mesmo placar, o de 3 a 0.

No Estádio Olímpico de Kiev, o destaque da partida foi o atacante brasileiro naturalizado ucraniano Júnior Moraes, que marcou o primeiro e o terceiro gols do Shakhtar. Solomon fez o segundo.

A equipe de Donetsk já havia vencido por 2 a 1 na ida, na Alemanha, mas não teve vida fácil em Kiev. O placar permaneceu em branco até os 43 minutos do segundo tempo, quando o ex-centroavante do Santos enfim abriu o placar. Depois disso, os mandantes deslancharam e avançaram para pegar Eintracht Frankfurt ou Basel.

Além de Júnior Moraes, o Shakhtar contou com outros cinco brasileiros: o lateral-direito Dodô, os meio-campistas Marcos Antônio, Marlos e Alan Patrick e o atacante Taison. Pelos 'Lobos', o também atacante João Victor foi titular.

O Basaksehir, campeão turco, tinha a vantagem de haver vencido por 1 a 0 na primeira partida contra o Copenhague, mas hoje perdeu por 3 a 0 e foi eliminado. Com o lateral-direito Junior Caiçara em campo, mas desfalcado de Robinho, o time de Istambul sofreu dois gols de Wind e um de Falk.