EFERedação Central

O Shakhtar Donetsk voltou às semifinais da Liga Europa após quatro anos ao golear o Basel por 4 a 1 nesta terça-feira, na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen, na Alemanha, com gols dos brasileiros Júnior Moraes, Taison, Alan Patrick e Dodô.

A partir das quartas de final, as eliminatórias desta edição do torneio continental estão sendo decididas em jogo único com portões fechados na Alemanha, em uma medida adotada pela Uefa para tentar evitar a propagação do novo coronavírus.

No estádio do Schalke 04, quem se sentiu à vontade foi o Shakhtar, escalado com seis brasileiros entre os titulares e com outros seis no banco de reservas, dos quais três foram acionados. Pelo Basel, o atacante Arthur Cabral começou jogando, e o volante Eric Ramires foi acionado no decorrer do confronto.

A equipe de Donetsk, campeã da Copa da Uefa em 2009, abriu o placar logo com um minuto de bola rolando, em jogada de brasileiros naturalizados ucranianos. Marlos cobrou escanteio e Júnior Moraes cabeceou para a rede.

Ainda no primeiro tempo, aos 21 minutos, a zaga do Basel bobeou, e Marlos Passou para Alan Patrick, que ajeitou para Taison chutar firme e fazer o segundo.

Na etapa final, aos 29, Taison sofreu pênalti, Alan Patrick cobrou e converteu, aumentando a diferença. Dodô, em linda arrancada pela direita, marcou o quarto, aos 42 minutos, e Van Wolfswinkel assinalou o de honra do time suíço aos 46.

Na luta para voltar à final do segundo torneio interclubes da Europa depois de 11 anos, o Shakhtar enfrentará a Inter de Milão, que ontem despachou o Bayer Leverkusen. O duelo acontecerá no próximo domingo, em Colônia.