EFEMelbourne (Austrália)

A russa Maria Sharapova (30), a bielorrussa Aryna Sabalenka (11), a americana Sloane Stephens (5) e a australiana Ashleigh Barty (15) estrearam com vitória na primeira rodada do Aberto da Austrália.

Sharapova foi a primeira a entrar em quadra e teve uma atuação impecável após derrotar com um duplo 6-0 a britânica Harriet Dart, número 131 do ranking da WTA.

A tenista russa enfrentará na próxima fase a sueca Rebecca Peterson, que também venceu confortavelmente a romena Sorana Cirstea, com parciais de 6-1 e 6-4.

Por sua vez, a jovem Sabalenka, campeã recentemente do torneio de Shenzhen, também não teve dificuldades para vencer a russa Anna Kalinskaya por 2 sets a 0 (6-1 e 6-4) em pouco mais de uma hora de jogo e na segunda fase emcara a britânica Katie Boulter, que venceu a veterana russa Ekaterina Makarova.

Sloane Stephens, quinta cabeça de chave, reencontrou seu melhor tênis depois das eliminações precoces de Brisbane e Sydney. A tenista da Flórida venceu sua compatriota Taylor Townsend por 6-4 e 6-2, no primeiro confronto entre as duas.

Outra das candidatas ao título este ano, Barty não sentiu o pouco tempo de descanso após disputar o final em Sydney no último sábado, na qual caiu frente à tcheca Petra Kvitova (8). A australiana venceu com um duplo 6-2 a tailandesa Luksika Kumkhum, número 67 do ranking, e enfrentará chinesa Yafan Wang na próxima fase.

Também avançaram como cabeças-de-chave a francesa Caroline Garcia (19), a croata Donna Vekic (29), a ucraniana Lesia Tsurenko (24) e a holandesa Kiki Bertens (9).

Por outro lado, caíram como favoritas a alemã Julia Goerges (14), derrotara pela americana Danielle Collins, por 2-6, 7-6 (5) e 6-4, e a letã Jelena Ostapenko (22), eliminada pela grega Maria Sakkiri, por 6-1, 3-6 e 6-2.