EFEBogotá

A cidade de Barranquilla, através do Comitê Olímpico Colombiano (COC), foi a única cidade a se candidatar para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2027, e tomou por certo que será escolhida por aclamação pela Organização Esportiva Pan-Americana (Panam Sports).

A informação foi passada pelo COC em uma carta enviada ao Ministro dos Esportes, Ernesto Lucena, segundo a qual a Organização Desportiva Pan-Americana "deu um apoio excepcional à cidade de Barranquilla como local para a organização dos XX Jogos Pan-Americanos, a serem realizados em 2027".

"Este é um evento sem precedentes, porque, pela primeira vez na história do Panam Sports, a escolha da cidade sede será feita diretamente", acrescenta a carta do COC para o ministro dos Esportes da Colômbia, país que sediou o Pan uma vez, em 1971, em Cali.

Caso seja confirmada a escolha de Barranquilla, haverá três edições do Pan seguidas na América do Sul, já que a de 2019 foi realizada em Lima, no Peru, e a de 2023 acontecerá em Santiago, no Chile. Antes, houve duas na América do Norte, Guadalajara 2011 e Toronto 2015, enquanto a América Central não recebe o evento esportivo desde 2003, com Santo Domingo, na República Dominicana.