EFELa Paz

A Bolívia registrou mais 1.203 casos e oito mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com boletim apresentado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde do país.

Os números apresentados hoje pelas autoridades locais elevam para 532.631 os positivos para a infecção pelo novo coronavírus e para 19.104 as vítimas ao longo de toda a pandemia.

Como vem acontecendo faz algumas semanas, quase diariamente, a maioria dos casos contabilizados é do departamento de Santa Cruz, com 648, seguido por La Paz, com 190, e Cochabamba, com 141.

Além disso, a região de Tarija, no sul do território boliviano e na fronteira com Argentina e Paraguai, registrou 111 positivos nas últimas 24 horas.

Segundo o Ministério da Saúde, há 24.156 casos ativos no país, ou seja, de pessoas que podem transmitir o novo coronavírus para outras.

As autoridades locais ainda indicaram que, até o momento 3.107.998 de pessoas já receberam duas doses de vacina contra a covid-19, e que em 980.198 foi aplicado imunizante de dose única.

Atualmente, a Bolívia está na quarta onda de casos, confirmada pelo governo do país, em meio a uma sequência de oito semanas com aumento no número de positivos.

Em Santa Cruz, capital do departamento homônimo, foram anunciadas uma série de medidas e restrições para tentar conter o avanço do novo coronavírus, como a proibição de eventos com mais de 50 pessoas.

Além disso, estabelecimentos comerciais precisarão exigir o certificado de vacinação para funcionários, fornecedores e clientes. EFE