EFEIstambul

Pelo menos oito civis morreram e outros 20 ficaram feridos neste domingo devido à explosão de um carro-bomba na cidade de Tal Abiad, na região sob controle turco no nordeste da Síria, segundo informações do Ministério da Defesa da Turquia, que atribuiu o ataque às milícias curdas Unidades de Proteção Popular (YPG).

"Os terroristas sanguinários do YPG voltaram a massacrar civis inocentes. Em um ataque com carro-bomba ao sul de Tal Abiad, morreram oito civis, e mais de 20 ficaram feridos", anunciou o Ministério, que detalhou que o atentado foi feito em Suluk Atiq, a 20 quilômetros a sudeste de Tal Abiad e a 10 quilômetros da fronteira turca.

A localidade está situada dentro da faixa dos 30 quilômetros ao longo da fronteira turca, sob o controle das tropas turcas, na sequência dos acordos obtido por Ancara com os Estados Unidos e a Rússia para expulsar da região o YPG, que foi essencial na luta contra o Estado Islâmico.

A Turquia denuncia que o grupo continua operando na região e garantiu que, por isso, manterá o aparato militar no norte da Síria. EFE

iut/dr