EFEAstana

As Forças de Segurança do Cazaquistão detiveram vários cidadãos estrangeiros preparados supostamente para realizar atentados com explosivos em nome do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) em Almaty, a cidade maior do país, informou nesta segunda-feira o Comitê de Segurança Nacional (CSN), a agência de inteligência cazaque.

Em comunicado, o CSN indicou que as detenções ocorreram em 10 de janeiro em Almaty, onde foi detido "um grupo de cidadãos estrangeiros e naturais da Ásia Central suspeito de preparar ataques terroristas no Cazaquistão".

Um vídeo da operação divulgado pelo CSN mostrava seis homens detidos depois que os agentes entraram à força em um apartamento em Almaty.

"Durante a busca no local onde residiam temporariamente, foram encontrados e apreendidos componentes de fabricação de artefatos explosivos de alta potência, além de armas de fogo e munição", indica na nota.

Segundo o CSN, os suspeitos tinham recebido ordens de membros do EI no exterior para realizar atentados com explosivos e posteriormente com armas de fogo em zonas densamente povoadas como Almaty.