EFEParis

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, se reuniu nesta terça-feira, em Paris, com os governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), aos quais enfatizou que o país está determinado a cooperar com "todos os Brasis".

A agenda ambiental foi o foco da reunião entre o ministro e os governadores brasileiros, que confirmaram a "determinação" para levar adiante o roteiro conjunto firmado em Brasília no dia 29 de julho para "realizar projetos que vinculem objetivos de desenvolvimento sustentável e serviços públicos de qualidade".

"O ministro reafirmou a vontade da França de cooperar com todos os Brasis", disse em comunicado o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores francês.

Na reunião, as partes expressaram a intenção tanto de reforçar a cooperação para que a Agência Francesa de Desenvolvimento continue com as ações no Nordeste do Brasil, como de fortalecer a "cooperação descentralizada" e estreitar laços nos âmbitos universitário e científico.

Também foram abordados no encontro "o desenvolvimento sustentável do Nordeste, a proteção do meio ambiente e a luta contra a mudança climática".

"Temos objetivos comuns e queremos dizer à Europa e ao mundo que os nove estados damos total importância aos assuntos ambientais e de preservação. Temos claro que vamos respeitar o Acordo de Paris. Foi uma agenda que começou de forma muito intensa, e estou otimista", afirmou na segunda-feira à Agência Efe o governador do Ceará, Camilo Santana.

Através de parcerias público-privadas e outros mecanismos, a região pretende atrair investimentos em infraestrutura, turismo, mobilidade urbana, saúde, segurança pública, saneamento básico e energias renováveis, entre outros setores.

Após Paris, o Consórcio Nordeste continuará a visita à Europa viajando nesta noite a Roma e encerrará as reuniões internacionais em Berlim, na quinta-feira.