EFETóquio

Um terremoto de magnitude 5,7 na escala Richter sacudiu neste sábado a cidade de Chiba, no leste do Japão, enquanto a região está em alerta máximo pela iminente chegada do supertufão Hagibis.

O tremor aconteceu às 18h22 (horário local, 6h22 de Brasília), com epicentro no mar, em frente à costa sul de Chiba e a 80 quilômetros de profundidade, e não causou risco de tsunami, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O abalo sísmico foi sentido em várias partes da capital do país, Tóquio, assim como na vizinha Yokohama e também em Atsugi e Shizuoka, que estão em alerta máximo devido às fortes chuvas provocadas por Hagibis.

Na cidade de Ichihara, que fica na província de Chiba, os ventos do tufão provocaram a única morte registrada até o momento em função do fenômeno climático, a de um homem de 50 anos cujo veículo foi arrastado, segundo a imprensa local.

Além disso, uma pessoa está desaparecida em Shizuoka, onde foi arrastada por um rio, e o número de feridos contabilizado em todo o país por causa da passagem de Hagibis é de 36, de acordo com a rede de televisão estatal "NHK".