EFESan Salvador

Um primeiro lote de 20 mil vacinas contra a Covid-19 adquiridas pelo governo de El Salvador chegou nesta quarta-feira ao Aeroporto Internacional Oscar Arnulfo Romero, nos arredores de San Salvador, onde o carregamento com as doses foi recebido pelo ministro da Saúde, Francisco Alabi.

"Este dia é um dia histórico em que recebemos o primeiro lote de 20.000 vacinas. Neste dia, começa a vacinação em todo o país à tarde", declarou o ministro.

Alabi esperou na pista do aeroporto para descarregar os contêineres com vacinas da empresa farmacêutica AstraZeneca, provenientes da Índia e que foram transportados em um avião da companhia aérea Iberia.

Segundo o ministro, a vacinação começará a ser aplicada aos funcionários da primeira linha de combate ao coronavírus. "Daremos início à campanha com quem está garantindo a saúde da população salvadorenha", anunciou ele, que detalhou que o carregamento foi transferido para o Centro Biológico Nacional (Cenabi), localizado no município de Soyapango.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, explicou que as vacinas que chegaram hoje não fazem parte do mecanismo Covax. As primeiras doses adquiridas através dessa plataforma da Organização Mundial da Saúde (OMS) serão entregues na primeira semana de março.