EFEWashington

Ao menos 22 incêndios, alimentados por fortes ventos, continuam forçando o deslocamento de milhares de residentes da Califórnia nos condados de Napa, Sonoma e Butte, uma conhecida região vinícola, informaram as autoridades.

Os ventos quentes alcançaram mais de 80 quilômetros por hora no norte do estado, onde a temperatura chegou a máximas de 39 graus Celsius em Napa e 35 graus em Oakland.

As autoridades preveem condições propícias para que ocorram grandes incêndios desde o sul de Oregon até a área da Baía de San Francisco e do condado de Los Angeles.

O serviço meteorológico acionou alertas de calor escessivo e más condições na qualidade do ar em todo o oeste dos Estados Unidos, principalmente na Califórnia.

Ao menos 2.200 residências estavam ameaçadas por vários incêndios na área que os bombeiros chamaram de Glass, que teve 1.135 hectares queimados depois que as chamas começaram em pastagens próximas ao parque Deer, informaram os bombeiros.

"Houve numerosas evacuações durante toda a noite. Estes incêndios estão se espalhando em um ritmo muito rápido, perigosamente", disse aos repórteres Tayree Zander, porta-voz do Corpo de Bombeiros da Califórnia.

Antes do amanhecer, o Departamento do Xerife do Condado de Sonoma emitiu uma ordem de evacuação para os bairros ao longo da Rodovia 12 e o sudoeste das fronteira entre Napa e Sonoma, instando os residentes a fugirem para Sonoma por causa da "ameaça significativa à vida e a propriedades".

Duas horas depois, a sede da polícia de Sonoma emitiu outra ordem de evacuação devido aos "múltiplos incêndios nas estradas de Los Alamos e Santa Helena".

Ao mesmo tempo, o Escritório de Serviços de Emergência do Condado de Napa emitiu uma ordem de evacuação para a área ao norte do parque estadual Bothe-Napa até a Diamond Mountain Road, e avisou que a Rodovia 29 entre a Lincoln Avenue e a Deer Park Road está fechada.

Diversas casas foram alcançadas pelas chamas na manhã desta segunda-feira nos bairros suburbanos a leste de Santa Rosa, que com 177 mil pessoas é a cidade mais populosa do condado de Sonoma. EFE

jab/vnm