EFELondres

A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, agradeceu nesta sexta-feira à primeira-ministra do Reino Unido e ao seu marido, Theresa e Philip May, sua "amável hospitalidade", durante o jantar cerimonial oferecido ontem à noite por ocasião da visita oficial do presidente americano ao Reino Unido.

"Maravilhoso jantar no palácio de Blenheim na noite passada junto com o senhor Philip May e com a senhora Theresa May. Obrigada pela amável hospitalidade de vocês. O presidente e eu gostamos muito da noite", escreveu Melania em seu perfil oficial no Twitter.

Trump e Melania se deslocaram na noite de quinta-feira para o condado de Oxfordshire, que fica a quase 100 quilômetros da capital, para um jantar com a primeira-ministra e com um grupo de mais de 100 empresários de todos os setores.

O cenário escolhido para a cerimônia foi o palácio de Blenheim, onde em 1874 nasceu o histórico primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill, uma figura muito admirada por Trump.

O jantar consistiu de um menu integrado por salmão escocês, filet de vitela e morangos com sorvete e, durante a noite, May reivindicou os fortes laços que unem Reino Unido e Estados Unidos.

As agendas do presidente americano e de sua esposa foram distintas na jornada de hoje, durante a qual Melania visitou o Royal Hospital Chelsea, no sudoeste de Londres.

A primeira-dama esteve acompanhada de Philip May, enquanto a primeira-ministra do Reino Unido e o presidente americano mantinham uma reunião na residência oficial da premiê em Chequers, a 65 quilômetros da capital britânica.

No hospital, Melania conheceu alguns pacientes e, posteriormente, conversou com crianças da escola primária Saint George's Church of England, e as ajudou a confeccionar papoulas da lembrança, um adorno tradicional no Reino Unido com o qual são lembrados os militares falecidos em tempos de guerra, especificamente desde a Primeira Guerra Mundial.

Após esses trabalhos manuais, a primeira-dama conversou com as crianças sobre virtudes e valores e jogou petanca no centro, fazendo "até quatro lançamentos", mesmo usando salto alto.

Trump e Melania tomarão chá na tarde de hoje com a rainha Elizabeth II no castelo de Windsor, a 40 quilômetros da capital.