EFECidade do México

O governo do México apresentou na quinta-feira uma nota diplomática de protesto aos Estados Unidos pelas declarações "absolutamente inaceitáveis" do presidente Donald Trump sobre os imigrantes ilegais, informou a Secretaria de Relações Exteriores (SRE).

Trump os chamou, na última quarta-feira, de "animais" e afirmou que o México "não faz nada" para ajudar os EUA com o fluxo irregular na fronteira.

A nota diplomática, anunciada anteriormente pelo ministro das Relações Exteriores mexicano, Luis Videgaray, foi entregue pela embaixada do país em Washington ao Departamento de Estado dos Estados Unidos, disse a SRE em comunicado.

A chancelaria afirmou que as declarações de Trump "são absolutamente inaceitáveis" pois geram um clima adverso para os mexicanos neste país, independentemente de seu status imigratório.

As afirmações do presidente Trump "são contrárias ao respeito pelos direitos humanos e violam o princípio de responsabilidade compartilhada que deve reger a relação bilateral", apontou a nota.

O governo mexicano também ratificou seu compromisso por zelar que seus cidadãos que estão nos Estados Unidos recebam um tratamento digno e de respeito aos seus direitos humanos, sem importar sua situação migratória.