EFEParis

A presidente do partido de ultradireita Rassemblement National (RN, Agrupamento Nacional), Marine Le Pen, parabenizou nesta segunda-feira Santiago Abascal e sua legenda, o Vox, pela sua entrada "fulgurante" no Parlamento da Espanha, enquanto o líder do partido de esquerda França Insubmissa (LFI), Jean-Luc Mélenchon, fez o mesmo com o Podemos, no que classificou de "magnífica virada" nas eleições gerais de domingo.

"Os meus mais calorosos parabéns a Santiago Abascal e a seu jovem e vigoroso partido Vox por sua entrada fulgurante no Parlamento (espanhol)", escreveu Marine na sua conta do Twitter.

"As nações necessitam de defensores entusiastas", acrescentou a deputada ultradireitista, que se apresenta como principal oposição ao Governo do presidente francês, Emmanuel Macron.

Também na sua conta do Twitter, Mélenchon comemorou, pelo contrário, o fato de que "os herdeiros do franquismo sejam minoritários", em uma clara referência aos resultados do Vox.

Entre os primeiros a reagirem aos resultados do pleito legislativo espanhol esteve a prefeita de Paris, a socialista de origem espanhola Anne Hidalgo, que antes da meia-noite de domingo tuitou que o líder do PSOE, Pedro Sánchez, é "uma grande esperança para a Espanha e um exemplo para os social-democratas e ecologistas de toda a Europa". EFE

ac/ma