EFELisboa

Portugal registrou nesta sexta-feira um novo recorde nacional diário de mortes por Covid-19, com 159, o que elevou o total desde o começo da pandemia de coronavírus a 8.543, enquanto o número de casos de infecção chegou a 528.469, com mais 10.663 reportadas nas últimas 24 horas.

Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), há 125.861 casos ativos no país europeu, com 4.560 pessoas internadas por causa da doença, das quais 192 deram entrada de ontem para hoje. Entre as infectadas, 622 foram levadas para unidades de terapia intensiva, 11 a mais que nesta quinta.

Devido ao aumento exponencial de mortes e testes positivos desde o final de dezembro, Portugal está a partir de hoje, e por pelo menos um mês, em situação de confinamento. Assim, a população tem o dever de permanecer em casa, exceto em situações justificadas.

Os portugueses poderão sair de casa para ir às compras, ao médico, ajudar idosos ou dependentes, praticar esportes ao ar livre individualmente ou caminhar na área de residência, e o trabalho remoto é obrigatório, também com algumas exceções.

A principal novidade em relação ao fechamento de março do ano passado em Portugal, que acumula 528.469 casos de coronavírus e 8.543 mortes por Covid-19, é que todos os centros educacionais estarão abertos, desde creches até universidades. EFE

cgg/dr

(foto)