EFENova York

A companhia de pagamentos digitais americana Square, dirigida pelo fundador do Twitter, Jack Dorsey, lançou nesta terça-feira a sua própria entidade bancária, uma subsidiária que focará em empréstimos e depósitos a pequenas empresas.

A entidade bancária se chama Square Financial Services, tem sede em Salt Lake City, no estado de Utah, e pretende ser a principal provedora de financiamento para os vendedores que utilizam os serviços da Square em todo o país, segundo comunicado.

A diretora financeira da empresa, Amrita Ahuja, destacou que ter capacidade bancária própria se alinha com o objetivo de "criar ferramentas financeiras que sirvam às comunidades com poucos recursos" em um "momento crítico para as pequenas empresas", principalmente as que são propriedades de mulheres e minorias.

Square trabalha há quatro anos no lançamento do próprio "banco industrial", que é assegurado pela Corporação Federal de Seguros para Depósitos (FDIC, na sigla em inglês), e antes oferecia empréstimos em colaboração com o Celtic Bank, de acordo com a emissora "CNBC".

Dorsey, CEO do Twitter e da Square, quer posicionar a empresa de tecnologia como uma referência financeira. Recentemente, a companhia se destacou pela compra de mais de US$ 170 milhões em bitcoin há uma semana, que se soma a outra compra de US$ 50 milhões. Ao todo, 5% do patrimônio da companhia está investido na criptomoeda.