EFELondres/Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fará uma visita de Estado ao Reino Unido no próximo mês de junho, conforme anunciou nesta terça-feira o Palácio de Buckingham, e também viajará à França na sequência, segundo anunciou a Casa Branca.

A visita ao Reino Unido vai acontecer entre os dias 3 e 5 de junho e o presidente americano estará acompanhado de sua esposa, Melania Trump, segundo explicou a residência oficial da rainha Elizabeth II.

O presidente americano fez em julho do ano passado uma "visita de trabalho" ao Reino Unido que foi recebida com grandes protestos na capital britânica.

Durante a visita, Trump se reunirá com a primeira-ministra Theresa May e marcará presença na cerimônia do 75º aniversário da Batalha da Normandia, o "Dia D", que acontecerá em Portsmouth, no sul da Inglaterra.

"É uma oportunidade de fortalecer nossa relação que já é próxima", afirmou hoje a premiê britânica.

"Tenho orgulho de acolher no Reino Unido representantes das nações aliadas para comemorar o sacrifício e reconhecer a extraordinária cooperação que tornou possível o desembarque da Normandia", acrescentou May.

Líderes de Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Bélgica, Polônia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Grécia, Eslováquia e República Tcheca também foram convidados à celebração.

Além da passagem pelo Reino Unido, a Casa Branca informou hoje que Trump visitará a França no dia 6, onde comparecerá ao cemitério americano de Colleville-sur-Mer, na Normandia, também por causa do "Dia D".

"Na França, o presidente participará de um encontro bilateral com o presidente Emmanuel Macron para fortalecer a colaboração contínua e estreita em nossos interesses econômicos e de segurança compartilhados", acrescentou a Casa Branca em comunicado.