EFESeul

Os presidentes de China e Rússia, Xi Jingping e Vladimir Putin, enviaram hoje mensagens de parabéns ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, por causa do 70º aniversário da fundação do país, informou a agência estatal de notícias "KCNA".

Xi destacou a "política inquebrantável" de seu país para melhorar as relações com seu vizinho, segundo o trecho da mensagem divulgado pela "KCNA".

"O Partido (Comunista) e o Governo de China dão a maior prioridade às relações amistosas e a cooperação entre China e a República Popular Democrática da Coreia (nome oficial do país), e é sua política inquebrantável o defender, sedimentar e desenvolver com sucesso as relações bilaterais", detalhou.

"Este ano destaquei que quero o desenvolvimento das relações entre os dois países ao me reunir com o senhor três vezes. Tenho a vontade de promover o desenvolvimento prolongado, sólido e estável das relações China-RPDC junto com o senhor", disse Xi a Kim em sua mensagem.

Por sua vez, Vladimir Putin também falou em sua mensagem a Kim da importância de aprofundar laços e de impulsionar a paz na região.

O presidente russo disse estar convencido de que "o diálogo bilateral e a cooperação construtiva vai melhorar graças aos esforços conjuntos e contribuirão para fortalecer a estabilidade e a segurança na península coreana e no nordeste da Ásia".