EFETóquio

O brasileiro Alison dos Santos conquistou nesta terça-feira a medalha de bronze nos 400m com barreiras em uma prova histórica, na qual o norueguês Karsten Warholm, grande favorito ao ouro, não só confirmou essa expectativa como bateu o próprio recorde mundial e se tornou o primeiro homem a completar a prova em menos de 46 segundos.

Alison ficou muito perto do recorde anterior, que era de 46s70, estabelecido em 1º de julho pelo norueguês, e fez o tempo de 46s72. Warholm, porém, detonou a marca, com espantosos 45s94. A prata ficou com o americano Rai Benjamin, que quase ameaçou o campeão nos metros finais e fez o segundo melhor registro de todos os tempos na prova: 46s17.

Outros dois candidatos a medalha ficaram, respectivamente, em quarto e quinto: Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas (47s08), e Abderrahman Samba, do Catar (47s12).

A medalha conquistada por Alison foi a primeira do Brasil em provas individuais de pista em Jogos Olímpicos desde o bronze de Robson Caetano nos 200m nos Jogos de Seul, em 1988. EFE

id/rd