EFELondres

Tomar uma cerveja "como veio ao mundo" em um bar já é possível em Londres, onde está localizado o primeiro pub nudista da capital britânica: o icônico Coach & Horses, que se consolidou como único estabelecimento da cidade que conta com uma licença deste tipo.

A permissão adquirida por este pub situado no coração do Soho permite organizar eventos nos quais tanto os funcionários como os clientes podem ficar nus.

"Os clientes podem vir, pedir uma cerveja, um copo de vinho ou um gin tônica e, quando desejam, podem tirar a roupa e simplesmente relaxar", relatou o dono do local, Alastair Choat, aos meios de comunicação locais.

"É divertido porque trata-se de uma expressão de liberdade absoluta. Você pode ser quem é já que ao final do dia todos somos homo sapiens", acrescentou.

O proprietário do local solicitou esta autorização para protestar contra a rede de cervejarias Fuller's, que comprou o estabelecimento em 2011 e que possui mais de 350 pubs em Londres.

Desde que adquiriu o local, a Fuller's arrendava o mesmo para Choat. No entanto, a licença expirou no dia 1º de junho e a empresa não quis renovar o contrato.

Choat teme que a Fuller's o transforme em mais um bar de seu império e, por isso, declarou que estava disposto a tirar a roupa para evitar tal fato.

Para ficar conhecido, os membros do pub inglês já publicaram um calendário de eventos nudistas e iniciaram uma coleta de assinaturas e fundos a fim de pressionar às autoridades locais para que mudem a lei e lhes permitam seguir arrendando o estabelecimento.

Por sua vez, um porta-voz da FullerŽs disse que o pub "deveria ser uma das joias" de seu negócio e ressaltou foi feito "um investimento financeiro significativo" no local.

"Temos um histórico de conservação de pubs icônicos em Londres e este não será uma exceção", garantiu a empresa.

O Coach & Horses pertenceu a Norman Balon antes de 2006, ano no qual começou a ser administrado por Choat.

Além disso, durante os últimos 13 anos, o dono transformou o estabelecimento no que diz que ser o primeiro pub vegano e vegetariano de Londres.