EFELondres

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, recebeu nesta segunda-feira o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, em encontro que teve como pauta a aproximação nas relações comerciais, conforme relatou à Agência Efe o líder do país sul-americano.

"Não viemos pedir, viemos dizer que queremos jogar no campo principal", disse Lacalle Pou, ao fim da reunião mantida no gabinete de Downing Street.

O presidente fez um apelo que seja confiado na "produção e intelecto uruguaio", além de uma oportunidade para o país se mostrar para o mundo.

"O Uruguai está disposto, porque tem confiança em si, e hoje, isso foi grande parte da conversa que tivemos com o primeiro-ministro", disse Lacalle Pou, logo após o encontro de 40 minutos de duração.

Sobre o papel de Johnson na reunião, o uruguaio revelou que o premiê "foi direto ao ponto, no assunto do comércio".

O presidente uruguaio garantiu à Efe que o encontro de hoje se tratou de uma "conversa inicial".

"Às vezes, as reuniões dos governantes ficam nas grandes manchetes, e depois, na realidade, não avançam. Eu sou inimigo disso", afirmou.

"Prefiro ir passo a passo, lentamente, mas buscando que, realmente, essas reuniões tenham um efeito positivo no dia a dia da população. Se pudermos avançar passo a passo, seria algo muito bom", completou Lacalle Pou.

Em comunicado emitido posteriormente pelo gabinete do Executivo do Reino Unido, Johnson destacou as "enormes oportunidades que oferecem a produção agrícola e o uso de energias renováveis do Uruguai".

A nota destacou o "alinhamento" dos dois países em questões como livre comércio, valores democráticos ou liberdades civis.

Downing Street ainda indicou que os dois chefes de governo entraram em acordo para aumentar a cooperação bilateral no setor de Defesa. EFE