EFERedação Central

O piloto finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, superou seu companheiro de equipe, o britânico Lewis Hamilton, e conquistou neste sábado a pole position para o Grande Prêmio do 70º Aniversário da Fórmula 1, que será realizado amanhã, no circuito de Silverstone, na Inglaterra.

O vice-líder na classificação do Mundial alcançou o primeiro lugar para a largada de amanhã na última tentativa com pneus médios, marcando o tempo de 1min25s154, 63 milésimos mais rápido do que Hamilton. Foi a 13ª pole do finlandês na carreira e a segunda na temporada, após a obtida na Áustria.

O terceiro lugar foi para o surpreendente Racing Point, do alemão Nico Hülkenberg, que já havia feito o segundo melhor tempo no Q2 e terminou à frente do holandês Max Verstappen, da Red Bull, que largará em quarto.

O australiano Daniel Ricciardo, também da Red Bull, foi o quinto, seguido pelo canadense Lance Stroll (Racing Point). O francês Pierre Gasly (AlphaTauri), o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), o tailandês Alexander Albon (Red Bull) e o inglês Lando Norris (McLaren), completaram a lista dos dez primeiros.

O tetracampeão mundial Sebastian Vettel, da Ferrari, largará em 12º, seguido pelo espanhol Carlos Sainz, da McLaren, em 13º.