EFETóquio

Pela primeira vez desde que o vôlei de praia passou a fazer parte do programa olímpico, em Atlanta 1996, o Brasil se despede de uma edição dos Jogos sem uma medalha na modalidade.

A última dupla brasileira que restou no torneio masculino em Tóquio, Alison e Álvaro Filho, foi derrotada nesta quarta-feira (data local) pelos letões Martins Plavins e Edgars Tocs pelas quartas de final.

Alison - que defendia o título conquistado no Rio de Janeiro há cinco anos - e Álvaro Filho perderam por 2 sets a 0, com parciais de 21-16 e 21-19, em 42 minutos de partida.

Entre os homens, a equipe masculina brasileira só não teve representantes no pódio justamente na primeira edição, em Atlanta. Desde então, teve ao menos uma dupla com medalha, e o próprio Alison colaborou para isso, já que foi prata em Londres 2012 ao lado de Emanuel e ouro no Rio de Janeiro 2016 com Bruno Schmidt.

Bruno e seu atual parceiro, Evandro, formaram o outro time do país em Tóquio, que perdeu justamente para Plavins e Tocs na fase anterior.

No feminino, o Brasil havia passado em branco apenas em 2008. No entanto, na atual edição, Ana Patrícia e Rebecca foram eliminadas nas quartas, e Ágatha e Duda, nas oitavas de final.

Na partida desta quarta no Shiokaze Park, Alison e Álvaro mantiveram o equilíbrio na primeira metade do primeiro set, até o empate em 12 a 12. Depois disso, os letões deslancharam e fecharam com uma vantagem de cinco pontos.

A segunda parcial teve roteiro parecido até o placar de 9 a 9. Apáticos e com muitos erros, Alison e Evandro reagiram muito tarde, sofreram um revés em 21 a 19 e deram adeus a esta edição dos Jogos. EFE

dr/id