EFECidade do México

Uma pessoa de nacionalidade mexicana está entre as que morreram durante o tiroteio ocorrido nesta segunda-feira em Highland Park, no subúrbio de Chicago, em meio a um desfile pelo Dia da Independência dos Estados Unidos, ataque que deixou seis mortos e dezenas de feridos.

"Fui informado por Reyna Torres, cônsul do México, que há um cidadão mexicano entre aqueles que perderam a vida no tiroteio que ocorreur em Chicago", informou no Twitter o ministro das Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard.

O diplomata, que relatou que há também duas pessoas de origem mexicana entre os feridos, aproveitou a oportunidade para enviar condolências às famílias e amigos.

"Acompanhamos a comunidade de Chicago na sua dor e tristeza por esta tragédia", disse Ebrard.O tiroteio ocorreu pouco depois do início de um desfile pelo Dia da Independência dos EUA. Até agora, as forças de segurança recuperaram uma arma de fogo, mas ainda não capturaram o suspeito.

O tiroteio fez com que dezenas de pessoas corressem com medo do som dos tiros, segundo imagens de vídeo do "Chicago Sun Times". O evento contava com a participação de várias autoridades, incluindo o governador de Illinois, o democrata Jay Robert Pritzker.

Highland Park é uma área residencial localizada a cerca de 40 quilômetros de Chicago, na qual vivem aproximadamente 30 mil pessoas, de acordo com o censo de 2020. EFE