EFEGenebra

O número de mortes diretamente relacionadas à Covid-19 reportadas por países de todo o mundo à Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou nesta quarta-feira a 930.260, entre 29,3 milhões de casos confirmados.

No ritmo atual, com uma média de aproximadamente 5 mil mortes registradas por dia, é possível que o planeta supere um milhão de óbitos ainda em setembro.

A América é a região mais afetada pela doença, com cerca de 15 milhões de casos confirmados, seguida pelo Sul da Ásia, que totaliza 5,6 milhões e apresenta, no momento, a alta mais acentuada na curva de contágios.

A Europa acumula 4,8 milhões de casos, enquanto o Oriente Médio soma 2,1 milhões. Os gráficos de ambos indicam uma segunda onda da Covid-19, mas, no caso europeu, com uma letalidade dez vezes menor do que na primeira, nos meses de março e abril.

Em número de mortes, a América totaliza 515 mil, seguida pela Europa, com 226 mil, e pelo Sul da Ásia, com cerca de 100 mil.

EUA são o país que mais registraram óbitos causados pela doença, 193 mil, seguidos por Brasil (132 mil), Índia (82 mil), México (71 mil) e Reino Unido (41 mil).