EFECidade do México

A companhia estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) anunciou neste sábado a descoberta de um campo gigante, de 500 milhões de barris de petróleo cru, o maior descoberto no México desde 1987.

A empresa divulgou comunicado, revelando que o diretor-geral, Octavio Romero Oropeza, informou o achado ao presidente do país, Andrés Manuel López Obrador, durante um sobrevoo realizado nesta sexta-feira sobre o campo Quesqui, localizado na cidade de Huimanguillo, no estado de Tabasco.

A última reserva dessa proporção localizada no México foi em 1987, no mesmo estado, o campo Sen en Nacajuca, de 536 milhões de barris, conforme explicou o mandatário da Pemex.

A expectativa é da perfuração de 11 poços, com a produção diária de 69 mil barris de petróleo por dia, além de 300 milhões de pés cúbicos de gás, já no próximo ano. Em 2021, a previsão é de aumento para 110 mil barris e 410 milhões de pés cúbicos.

A expectativa é que o campo Quesqui impulsione o crescimento da produção nacional e permita atingir a marca de 2,4 milhões de barris em 2024, quando acaba o governo do presidente López Obrador.