EFEWashington

Os Estados Unidos, país do mundo mais afetado pela pandemia de Covid-19, ultrapassaram nesta quinta-feira 4 milhões de casos confirmados, em meio ao aumento dos contágios em vários estados, como Califórnia, Arizona, Texas e Flórida.

De acordo com a contagem realizada de forma independente pela Universidade Johns Hopkins, os EUA registraram até o momento um total de 4.005.414 casos, entre eles 143.820 mortes.

Nos últimos días, o país reportou uma média superior a 60 mil contágios diários e passou de 1.000 mortes por dia, o que não ocorria desde junho.

Diante do aumento preocupante, o presidente americano, Donald Trump, mudou o tom recentemente ao advertir que a pandemia "piorará" no país e recomendou que a população utilize máscaras, medida à qual se opunha até pouco tempo atrás.

"Obtenham uma máscara. Gostem ou não dela, a máscara tem um impacto. Precisamos fazer tudo o que pudermos", afirmou o presidente na terça-feira, ao também pediu para que os jovens "sejam seguros e inteligentes" e evitem bares cheios e grandes concentrações.

Trata-se de um giro radical do discurso do mandatário, que até poucos dias pedia a rápida reativação da economia e travava uma guerra contra as máscaras.