EFERedação Central

A Holanda se tornou a segunda seleção a se garantir nas oitavas de final da Eurocopa ao vencer a Áustria por 2 a 0 nesta quinta-feira, na Johan Cruijff Arena, em Amsterdã, enquanto a Bélgica colocou um pé na próxima fase ao bater a Dinamarca por 2 a 1 em Copenhague.

A campeã europeia de 1988, que se junta à Itália entre as já classificadas para o mata-mata, precisou de apenas dez minutos para fazer 1 a 0 jogando em casa. Alaba, que recentemente trocou o Bayern de Munique pelo Real Madrid, cometeu pênalti em Dumfries, Depay cobrou e abriu o placar.

Apesar do placar favorável, a 'Oranje' continuou atacando mais e criando as principais chances, o que foi recompensado aos 22 minutos do segundo tempo, em um contra-ataque fulminante. Malen disparou livre pela esquerda e tocou no meio para Dumfries, que aumentou a diferença.

O resultado levou a equipe do técnico Frank de Boer a seis pontos, três a mais que a própria Áustria e que a Ucrânia, de quem ganhou na estreia. Como venceu as duas e levaria a melhor no primeiro critério de desempate, o confronto direto, a Holanda garantiu inclusive a primeira posição do grupo C, enquanto austríacos e ucranianos se enfrentarão na próxima segunda-feira, em Bucareste, em busca do segundo lugar ou de ser um dos quatro melhores terceiros.

A Ucrânia obteve o primeiro triunfo nesta quinta ao derrotar a Macedônia do Norte por 2 a 1 também na capital romena, com gols de Yarmolenko e Yaremchuk, enquanto Alioski descontou para a lanterna, que ainda não pontuou.

Pelo grupo B, no estádio Parken, em Copenhague, houve homenagens ao meia Christian Eriksen, que teve um mal súbito no último sábado, durante a derrota da Dinamarca para a Finlândia por 1 a 0, e se recupera em um hospital.

Com a bola rolando, a seleção anfitriã sofreu nova derrota, desta vez para a Bélgica por 2 a 1. Poulsen marcou para os dinamarqueses logo no primeiro minuto de partida, mas Thorgan Hazard e De Bruyne buscaram a virada com um gol cada.

Dessa forma, os 'Diabos Vermelhos' lideram a chave com seis pontos, mas podem ser alcançados ao mesmo tempo por Finlândia e Rússia, que têm três pontos cada. A Dinamarca não pontuou, mas ainda não está eliminada.

Na última rodada, também na próxima segunda, a Bélgica vai encarar os finlandeses em São Petersburgo, enquanto a equipe escandinava buscará a primeira vitória em duelo com os russos em Copenhague.