EFEBarcelona (Espanha)

Independentistas catalães bloquearam nesta terça-feira o tráfego em três das principais vias de acesso a Barcelona, assim como a rodovia AP-7, na província de Girona, na fronteira com a França.

Os bloqueios afetaram a passagem de veículos em partes das avenidas Diagonal e Meridiana, além da Gran Via, o que fez a guarda municipal desviar o trânsito para ruas adjacentes.

Além disso, dezenas de automóveis com bandeiras da região autônoma da Catalunha trafegaram lentamente para travar o trânsito na rodovia AP-8 na cidade de Irún, no País Basco.

Convocados pelas organizações radicais Tsunami Democrático e Comitês de Defesa da República, os manifestantes protestam contra a prisão de nove líderes separatistas catalães que foram condenados em 14 de outubro por participarem da organização do referendo de autodeterminação da Catalunha em 2017.

Diversas plataformas independentistas incentivaram nas redes sociais que manifestantes bloqueassem o tráfego em outras partes da Catalunha após a polícia retirar os que haviam fechado a AP-7 no município de La Jonquera desde segunda-feira. EFE

nac/id

(foto)